Salmo 11
2. Pois eis que os ímpios armam o arco, põem as flechas na corda, para com elas atirarem, às escuras, aos retos de coração.
3. Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?
4. O SENHOR está no seu santo templo, o trono do SENHOR está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.
5. O SENHOR prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma.
6. Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso; isto será a porção do seu copo.
7. Porque o SENHOR é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos.
Entenda o Salmo
ASSUNTO
Charles Simeon faz um ótimo resumo deste salmo: "Os salmos são um rico reservatório de conhecimento experimental. Davi, nos diferentes períodos da vida, enfrentou quase todas as situações que um crente, rico ou pobre, pode enfrentar; nessas composições divinas, ele delineia todas as operações do coração. Introduz, também, os sentimentos e a conduta das várias pessoas que foram cúmplices quer em suas dificuldades ou em suas alegrias; e assim nos proporciona um compêndio de tudo o que se passa no coração das pessoas em todo o mundo. Quando ele escreveu este salmo, estava sob a perseguição de Saul, que buscava sua vida, e o caçou 'como se caça uma perdiz nas montanhas'. Seus amigos tímidos ficaram alarmados com sua segurança e recomendaram que fugisse para algum esconderijo, e assim se escondesse da ira de Saul. Mas Davi, sendo forte na fé, desprezou a idéia de apelar para quaisquer expedientes que denotassem fraqueza e, com confiança, determinou repousar sua confiança em Deus."
Para ajudar-nos a gravar este salmo breve, porém, doce, nós lhe daremos o nome de CÂNTICO DOS IMPERTURBÁVEIS.
DIVISÃO
De 1 a 3, Davi descreve a tentação com que foi atacado, e de 4 a 7, os argumentos pelos quais sua coragem foi sustentada.