Salmo 12
2. Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.
3. O SENHOR cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente.
4. Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; são nossos os lábios; quem é SENHOR sobre nós?
5. Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o SENHOR; porei a salvo aquele para quem eles assopram.
6. As palavras do SENHOR são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.
7. Tu os guardarás, SENHOR; desta geração os livrarás para sempre.
8. Os ímpios andam por toda parte, quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados.
Entenda o Salmo
TÍTULO
Este salmo tem no cabeçalho: "Ao mestre da música em Sheminith, um salmo de Davi", título
idêntico ao do sexto salmo, exceto que Niginoth foi omitido aqui. Não temos a acrescentar nada de novo, e, por isso, remetemos o leitor as nossas observações na dedicatória do salmo VI. Como Sheminith significa o oitavo, a versão arábica diz que é sobre o fim do mundo, que será o oitavo dia, e remete-o à vinda do Messias: sem aceitar tão extravagante interpretação, podemos ler esse canto de fé lamentosa à luz da vinda daquele que despedaçará o opressor. O assunto melhorará ao olho da mente se chamarmos este salmo de BONS PENSAMENTOS EM MAUS TEMPOS. Supõe-se ter sido escrito enquanto Saul perseguia Davi e aqueles que favoreciam a causa dele.
DIVISÃO
No primeiro e segundo versículos, Davi põe-se a lamentar diante do Senhor com respeito à deslealdade de sua época; os versículos 3 e 4 denunciam traidores soberbos; no versículo 5, o próprio Jeová vocifera sua ira contra opressores; ouvindo isso, o Mestre da Música canta docemente a fidelidade de Deus e seu cuidado do seu povo, nos versículos 6 e 7; mas termina na velha modalidade de lamento no versículo 8, ao observar a maldade abundante de seus tempos. Aquelas almas santas que habitam Meseque e acampam nas tendas de Quedar podem ler e cantar essas estrofes sacras com corações em pleno acordo com sua melodia mista de humilde lamentação e elevada confiança.